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Explosão Promocional - Promoções em crescimento

De acordo com um estudo da Marktest, as comunicações em folhetos e respectivas promoções estão em grande crescimento, bem como o seu impacto nas redes sociais.

Desde o 1º Maio de 2012 com a mega campanha nas lojas Pingo Doce, temos verificado uma alteração significativa nas campanhas promocionais realizadas pelas insígnias, sendo que a partir desse momento, as insígnias passaram a comunicar mais em folhetos e com promoções mais agressivas, onde imperam promoções directas de 50%.

No presente artigo iremos avaliar a evolução das comunicações em folhetos e respectivas promoções nos últimos anos, através do estudo e-Foliotrack, bem com o impacto que estas têm tido nas redes sociais, com dados de Social Media Explorer.

promoções

Analisando a evolução do número de folhetos nas principais insígnias do retalho alimentar, podemos observar que ocorreu um aumento significativo do número absoluto de folhetos em 2013. Em consequência, também o número de produtos comunicados regista um crescimento. No entanto, é de salientar que este aumento começou em 2012.

A insígnia que mais contribuiu para esta alteração foi o Pingo Doce que em 2012 publica 149 folhetos, enquanto no ano anterior apenas tinha comunicado 18. Curiosamente, é neste mesmo ano que o Continente regista o seu menor número de folhetos tendo como base os anos entre 2010 e 2013.

Se nos focarmos no primeiro quadrimestre de 2010 a 2014, é no presente ano que detectamos o maior número de folhetos em todas as insígnias com excepção da Auchan.

Muito para além das simples comunicações em folheto, o que é notório são as publicações com indicação de descontos e campanhas específicas, pelo que, é importante analisarmos a evolução do número de artigos em folhetos com promoções associadas.

promoçoes folhetos

À semelhança do que se verificou no gráfico anterior, também as promoções apresentam um aumento a partir de 2012, com especial destaque em 2013, onde se registam o dobro das promoções face ao ano transacto. Neste sentido, podemos afirmar que cerca de 54% das inserções em 2013 apresentaram uma promoção associada.

No que se refere ao primeiro quadrimestre deste ano, foram registadas 35768 promoções, o que significa que apenas em quatro meses já foram comunicadas mais de metade do número de skus promocionais, face a 2013.

promoçoes

Ao verificarmos quais as promoções mais comunicadas, constatamos que são os descontos directos que apresentam um maior número face às promoções em cartão. Este facto deve-se sobretudo ao consumidor dos tempos de hoje estar mais sensível a este tipo de promoções, optando por uma poupança imediata sempre que possível.

Considerando o ano de 2012 como o grande impulsionador da era promocional, podemos afirmar que os descontos directos têm um peso de 50% e as promoções em cartão de 47%, sendo os restantes 3% associados a concursos. Já em 2013, esta situação altera-se significativamente, passando as promoções directas a representarem 67%, enquanto os descontos em cartão apenas 32%.

Poderão consultar o artigo completo da marktest aqui.

 

Conclusões que podemos tirar daqui:

As promoções vieram para ficar e estão em pleno crescimento. Perante este estudo podemos constatar que o numero de folhetos será cada vez maior, assim como, cada folheto conterá cada vez mais produtos em promoção.

Quanto aos tipos de descontos associados aos produtos, os descontos directos estão a surgir em maior número face aos descontos em cartão o que nos leva a crer, que estes últimos tenham tendência a diminuir, o que é uma pena na minha opinião, visto que é com descontos em cartão que conseguimos, por vezes, descontos de 100% ou superiores.

Compreende-se que o público em geral se afaste dos descontos em cartão por implicar um investimento inicial mas, com uma gestão inteligente do dinheiro acumulado no cartão, conseguem-se fazer boas poupanças. Não estou com isto a incentivar ao consumismo ou à acumulação de dinheiro em cartão "só porque sim" pois, o truque está em ter dinheiro em cartão mas depois, geri-lo como se de notas e moedas se tratasse sem desperdiçar um único cêntimo. Concordam?

Mesmo assim, e embora não seja referido neste artigo, estão a surgir promoções de artigos que acumulam os dois tipos de descontos e desta forma acabam por agradar a "gregos e a troianos". Para uns trata-se de um "engano" e para outros de "estratégia", seja como for, o que interessa é poupar!

Boas BricoPoupanças!

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publicado às 17:46


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