Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Hoje lembrei-me de falar deste tema devido a uma conversa com poupadinhas pelas redes sociais (um beijinho para todas elas!).

Criar o próprio detergente é cada vez mais comum cá em casa. Dependendo das marcas que compramos, ora é um detergente muito concentrado, ora pouco concentrado, ora não tem cheiro ou então perfumado demais, faz muita espuma (o que me leva a gastar muita água para remove-la) ou faz pouca espuma, ou é caro...

Enfim, foram motivos que me levaram a criar os meus próprios detergentes de forma a que não me fizessem alergia e me deixassem as mãos macias, e que ao mesmo tempo fossem eficazes e baratos.

detergentes_620.jpg

Detergente para louça: coloco metade da embalagem de detergente de qualquer marca (a quantidade depende da concentração do detergente, é necessário ir testando a eficácia), 1/3 de vinagre e o resto de água. Há quem prefira substituir o vinagre com limão. Na minha opinião o vinagre é mais forte e abrasivo e penso que deixa os metais mais brilhantes como torneiras e panelas mas, fica ao gosto de cada um.

Detergente para louça do tipo Espuma Ativa Fairy: coloco na embalagem de Fairy Espuma Ativa apenas 1/4 de um fairy qualquer (dou preferência ao "limpeza e cuidado" porque tenho a pele muito sensível e ainda não me habituei a usar luvas), metade de água e um pouco de vinagre...agito e já está. As panelas ficam bastante brilhantes com esta mistura e lava muito bem, para além de não ser preciso gastar muita água para retirar a espuma. - sugestão da amiga Sandra M. colocar 1/10 de fairy - devido à concentração do fairy acredito que continue a lavar bem apenas com 1/10 mas ainda não experimentei.

Detergente para lavar casas de banho e cabines de duche: antes de fazer o meu detergente tentei vários e era sempre um desespero porque as manchas de champô e sabonete ficavam sempre agarradas ao vidro e era preciso esfregar bastante. Uma das vezes até danifiquei o vidro de tanto esfregar. Então a receita é a seguinte: coloco numa embalagem de limpa vidros: um fundinho do liquido limpa vidros, 1/3 de detergente louça qualquer se for fairy coloco 1/10; 1/5 de vinagre e encho o resto com água. Resultado: quando não tenho muito tempo para as limpezas, pulverizo tudo com o detergente e espero 10 minutos. Passo por água e fica logo com um aspecto bem aceitável. No entanto, para ficar bem limpinho após os 10 minutos é só dar uma leve esfregadela por todo e fica num "brinquinho".

ATENÇÃO: Existem detergentes que não se podem NUNCA misturar como o caso das lixivias ou derivados com os detergentes amoniacal. Estes detergentes são incompatíveis e a sua mistura leva a criação de gases que são muito nocivos para a saúde.

E vocês, já fazem os vossos detergentes? Partilhem! :)

Boas BricoPoupanças!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:35


Artigos Relacionados:

Subscreve e Receba actualizações por email:

BricoPoupar | Política de Privacidade |
| Google+ | Facebook | Sapo Blogs |


2 comentários

Sem imagem de perfil

De thz a 04.11.2014 às 22:19

50% amaciador e 50% agua para lavar os vidros das janelas e o chão, faz com k o pó não se agarre tanto.
Imagem de perfil

De Brico Poupar a 05.11.2014 às 00:06

Obrigada pela dica, thz. Que amaciador costuma utilizar?

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor






Calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




rodape

Subscreve e Receba actualizações por email:

BricoPoupar | Política de Privacidade |
| Google+ | Facebook | Sapo Blogs |