Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]






Hoje lembrei-me de falar deste tema devido a uma conversa com poupadinhas pelas redes sociais (um beijinho para todas elas!).

Criar o próprio detergente é cada vez mais comum cá em casa. Dependendo das marcas que compramos, ora é um detergente muito concentrado, ora pouco concentrado, ora não tem cheiro ou então perfumado demais, faz muita espuma (o que me leva a gastar muita água para remove-la) ou faz pouca espuma, ou é caro...

Enfim, foram motivos que me levaram a criar os meus próprios detergentes de forma a que não me fizessem alergia e me deixassem as mãos macias, e que ao mesmo tempo fossem eficazes e baratos.

detergentes_620.jpg

Detergente para louça: coloco metade da embalagem de detergente de qualquer marca (a quantidade depende da concentração do detergente, é necessário ir testando a eficácia), 1/3 de vinagre e o resto de água. Há quem prefira substituir o vinagre com limão. Na minha opinião o vinagre é mais forte e abrasivo e penso que deixa os metais mais brilhantes como torneiras e panelas mas, fica ao gosto de cada um.

Detergente para louça do tipo Espuma Ativa Fairy: coloco na embalagem de Fairy Espuma Ativa apenas 1/4 de um fairy qualquer (dou preferência ao "limpeza e cuidado" porque tenho a pele muito sensível e ainda não me habituei a usar luvas), metade de água e um pouco de vinagre...agito e já está. As panelas ficam bastante brilhantes com esta mistura e lava muito bem, para além de não ser preciso gastar muita água para retirar a espuma. - sugestão da amiga Sandra M. colocar 1/10 de fairy - devido à concentração do fairy acredito que continue a lavar bem apenas com 1/10 mas ainda não experimentei.

Detergente para lavar casas de banho e cabines de duche: antes de fazer o meu detergente tentei vários e era sempre um desespero porque as manchas de champô e sabonete ficavam sempre agarradas ao vidro e era preciso esfregar bastante. Uma das vezes até danifiquei o vidro de tanto esfregar. Então a receita é a seguinte: coloco numa embalagem de limpa vidros: um fundinho do liquido limpa vidros, 1/3 de detergente louça qualquer se for fairy coloco 1/10; 1/5 de vinagre e encho o resto com água. Resultado: quando não tenho muito tempo para as limpezas, pulverizo tudo com o detergente e espero 10 minutos. Passo por água e fica logo com um aspecto bem aceitável. No entanto, para ficar bem limpinho após os 10 minutos é só dar uma leve esfregadela por todo e fica num "brinquinho".

ATENÇÃO: Existem detergentes que não se podem NUNCA misturar como o caso das lixivias ou derivados com os detergentes amoniacal. Estes detergentes são incompatíveis e a sua mistura leva a criação de gases que são muito nocivos para a saúde.

E vocês, já fazem os vossos detergentes? Partilhem! :)

Boas BricoPoupanças!

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 15:35


Artigos Relacionados:

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

BricoPoupar | Política de Privacidade | | Facebook | Sapo Blogs |


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Mais sobre mim

foto do autor










Calendário

Novembro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30